Testes de DNA Bovino e Equino

Serviço acredititado na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.


Paternidade

Para comprovação do vínculo genético entre o pai e o produto. Devem ser coletadas amostras do suposto pai e do animal a ser avaliado.

Maternidade

Para comprovação do vínculo genético entre a mãe e o produto. Devem ser coletadas amostras da suposta mãe e do animal a ser avaliado.

Parentesco

Para comprovação do vínculo genético entre os pais propostos e o produto.Devem ser coletadas amostras do suposto pai, da suposta mãe e do animal a ser avaliado.

Arquivo Permanente

Para determinação do perfil genético do animal.

 

Teste para detecção de HYPP.

Serviços não acreditados ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

O HYYPP (Paralisia Periódica por Hipercalcemia) que acomete equinos portadores trata-se de uma doença muscular, causada por um defeito genético hereditário, que leva à contração muscular incontrolável ou profunda fraqueza muscular. Cavalos com HYPP podem sofrer ataques imprevisíveis de paralisia, os quais, em muitos casos, podem levar a colapso e morte súbita.

Acredita-se que certos descendentes do garanhão "Impressive"-AQHA 0767246 sejam portadores desta doença, por isso todos animais advindos de gerações a partir de 1º de julho de 2004 são obrigados a terem no registro o resultado do exame de HYPP.(Salvo caso os pais não forem homozigotos negativos (N/N).

Cruzamento entre um genitor heterozigoto (N/H) com um normal (N/N) resultará em aproximadamente Cruzamento entre um genitor heterozigoto (N/H) com um normal (N/N) resultará em aproximadamente 50% de chance de que o produto também seja portador e 50% de chance de que seja normal. Cruzamento entre um genitor heterozigoto (N/H) com um heterozigoto (N/H) resultará em aproximadamente 50% de descendentes heterozigotos, 25% de chance de ser normal (N/N) e 25% de chance que seja homozigoto positivo (H/H).

 

Objetivos

    1) Controle de qualidade de programas de inseminação artificial e transferência de embrião;
    2) Verificação de paternidade e maternidade para registros genealógicos;
    3) Determinação de paternidade em sistemas de cruzamento com múltiplos touros;
    4) Comprovação de vínculo genético em animais roubados ou falecidos sem controle de registro.

 
 
Rodovia Marechan Rondon, KM 530 • Araçatuba/SP
Caixa Postal 163 • CEP: 16010-972
Telefone: (18) 3623 8446
Horário de funcionamento
Segunda a quinta: 8h ás 18h
Sexta: 8h ás 17h